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Sobre o projeto

QUEM PODE PARTICIPAR?

Turmas de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental I.

 

JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA

Nossa Região é um projeto que desde sua primeira edição, explora a riqueza cultural assim como a diversidade de nosso país, promovendo pesquisas e interações que levam a um conhecimento mais profundo de cada local no qual o projeto se desenvolve, ao mesmo tempo que desperta o interesse por outros lugares, outras experiências culturais e a valorização da diversidade cultural brasileira.

Em 2019, o Nossa Região está voltado à gastronomia. Tema esse que possibilita a formação integral da criança, considerando-a como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, uma vez que, promoverá ações essenciais à vida humana, como:

  • ter apoio da família, ao pesquisar receitas familiares;
  • elevar a autoestima, ao sentir-se útil no preparo da receita;
  • aprender a experimentar novos alimentos, quando participar do  piquenique da sala;
  • produzir vídeos e/ou imagens, ao registrar as descobertas e experiências;
  • compartilhar receitas regionais saborosas.

 

Com isso, espera-se que as crianças:

  • tenham uma motivação mais aguçada por poderem contribuir para a construção de um espaço virtual coletivo, no qual seus registros, sejam por imagens e/ou vídeos;
  • possam dar um significado todo especial ao conjunto das atividades propostas no Nossa Região Comidinhas;
  • tenham a oportunidade de desenvolver conhecimentos geográficos, históricos, matemáticos, de linguagem, entre outros;
  • compartilhem experiências e aprendam com outras vivências e com as mais variadas comunidades escolares.

 

Nossa Região Comidinhas permitirá, além de interação virtual, conhecimento cultural e gastronômico aliar o dia a dia das famílias com a escola. Por isso, o Educacional Projetos quer integrar a ferramenta social, Instagram, na construção de um espaço virtual coletivo de receitas regionais.

Além de envolver diferentes áreas do conhecimento, Nossa Região Comidinhas foi desenvolvido de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para gerar muitas situações nas quais serão trabalhadas as “competências gerais” e os “direitos de aprendizagem” estabelecidos na BNCC.

 

DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ACORDO COM A BNCC.
  • Conviver  com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento próprio e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  •  Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador como da realização das atividades da vida cotidiana, como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus conhecimentos sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem própria positiva, assim como dos grupos aos quais pertença, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Materias de apoio
Principais competências envolvidas de acordo com a BNCC – Primeiros anos do Ensino Fundamental

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

6. Utilizar diferentes linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

7. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

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